História dos videogames – o primeiro videogame já feito?
Como um ávido retro-gamer, por muito tempo eu estive particularmente interessado na história dos videogames. Para ser mais específico, um assunto pelo qual sou muito apaixonado é “Qual foi o primeiro videogame já feito?”. Então, comecei uma investigação exaustiva sobre este assunto (e tornando este artigo o primeiro de uma série de artigos que abordarão em detalhes toda a história dos videogames).
A pergunta era: Qual foi o primeiro videogame já feito?
A resposta: Bem, como muitas coisas na vida, não há uma resposta fácil para essa pergunta. Depende da sua própria definição do termo “videogame”. Por exemplo: Quando você fala sobre “o primeiro videogame”, você quer dizer o primeiro videogame que foi feito comercialmente, ou o primeiro jogo de console, ou talvez o primeiro jogo programado digitalmente? Por causa disso, fiz uma lista de 4-5 videogames que de uma forma ou de outra foram os iniciantes da indústria de videogames. Você notará que os primeiros videogames não foram criados com a ideia de obter lucro com eles (naquela década não havia Nintendo, Sony, Microsoft, Sega, Atari ou qualquer outra empresa de videogames). Na verdade, a única ideia de um “videogame” ou um dispositivo eletrônico feito apenas para “jogar e se divertir” estava acima da imaginação de mais de 99% da população naquela época. Mas graças a este pequeno grupo de gênios que deu os primeiros passos na revolução dos videogames, podemos desfrutar de muitas horas de diversão e entretenimento hoje (sem contar a criação de milhões de empregos durante as últimas 4 ou 5 décadas). Sem mais delongas, aqui apresento os “primeiros indicados ao videogame”:
1940: Dispositivo de diversão com tubo de raios catódicos
Este é considerado (com documentação oficial) como o primeiro dispositivo de jogo eletrônico já feito. Foi criado por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. O jogo foi montado na década de 1940 e submetido a uma patente dos EUA em janeiro de 1947. A patente foi concedida em dezembro de 1948, o que também o torna o primeiro dispositivo de jogo eletrônico a receber uma patente (Patente dos EUA 2.455.992). Conforme descrito na patente, era um dispositivo de circuito analógico com uma série de botões usados para mover um ponto que aparecia no visor do tubo de raios catódicos. Este jogo foi inspirado em como os mísseis apareciam nos radares da Segunda Guerra Mundial, e o objetivo do jogo era simplesmente controlar um “míssil” para atingir um alvo. Na década de 1940 era extremamente difícil (para não dizer impossível) mostrar gráficos em uma tela de tubo de raios catódicos. Por causa disso, apenas o “míssil” real apareceu na tela. O alvo e quaisquer outros gráficos foram mostrados em sobreposições de tela colocadas manualmente na tela de exibição. Tem sido dito por muitos que o famoso videogame da Atari “Missile Command” foi criado após este dispositivo de jogo free fire .
1951: NIMROD
NIMROD era o nome de um dispositivo de computador digital da década de 50. Os criadores deste computador foram os engenheiros de uma empresa sediada no Reino Unido sob o nome de Ferranti, com a ideia de exibir o dispositivo no Festival da Grã-Bretanha de 1951 (e mais tarde também foi exibido em Berlim).
NIM é um jogo de estratégia numérica para dois jogadores, que se acredita ser originário da China antiga. As regras do NIM são fáceis: há um certo número de grupos (ou “heaps”) e cada grupo contém um certo número de objetos (um array inicial comum de NIM é de 3 heaps contendo 3, 4 e 5 objetos, respectivamente) . Cada jogador se reveza removendo objetos das pilhas, mas todos os objetos removidos devem ser de uma única pilha e pelo menos um objeto é removido. O jogador que pegar o último objeto da última pilha perde, porém há uma variação do jogo onde o jogador que pegar o último objeto da última pilha vence game .
O NIMROD usou um painel de luzes como display e foi planejado e feito com o propósito único de jogar o jogo do NIM, o que o torna o primeiro computador digital a ser criado especificamente para jogar um jogo (porém a ideia principal era mostrar e ilustrar como um computador digital funciona, ao invés de entreter e se divertir com ele). Por não ter “equipamento de vídeo raster” como display (aparelho de TV, monitor, etc.) não é considerado por muitos como um verdadeiro “videogame” (um jogo eletrônico, sim. , não.). Mas, mais uma vez, depende muito do seu ponto de vista quando você fala sobre um “videogame”.
1952: OXO (“Noughts and Crosses”)
Esta era uma versão digital do “Tic-Tac-Toe”, criado para um computador EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator). Foi projetado por Alexander S. Douglas da Universidade de Cambridge, e mais uma vez não foi feito para entretenimento, foi parte de sua tese de doutorado sobre “Interações entre humanos e computadores”.
As regras do jogo são as de um jogo Tic-Tac-Toe normal, jogador contra o computador (nenhuma opção de 2 jogadores estava disponível). O método de entrada era um dial rotativo (como os dos telefones antigos). A saída foi mostrada em um catho de 35×16 pixels. melhor site de notícias sobre jogo free fire, Minecraft, games, séries e muito mais.
0